- Home
- Miniaturas e Figuras
- Veículos de Serviço


veículos de serviço do brasil
Os veículos que ajudaram a construir a história do país
Esta coleção não está disponível para novas assinaturas, talvez se interesse por





Os veículos de serviço mais emblemáticos
Desde a década de 1950, multiplicaram-se no Brasil as frotas de veículos industriais e de serviço, os quais, com suas cores corporativas, logotipos, sirenes e refletores, fundiram-se com o cenário urbano até fazer parte de nosso imaginário coletivo.
Agora você pode reviver todo o encanto dos VEÍCULOS DE SERVIÇO DO BRASIL com uma coleção exclusiva de miniaturas para conhecer a história das empresas de serviço de nosso país e seus veículos utilitários.
Coleção inédita
Eles protegem nossas fronteiras, velam por nossa segurança, levam nossas crianças à escola, são os primeiros a acudir em uma emergência...
Agora, pela primeira vez, você tem ao seu alcance uma coleção exclusiva com os veículos de serviço mais representativos do nosso país.
Feitas em metal e plástico injetado, estas espetaculares reproduções são totalmente fiéis aos modelos originais o que as converte em verdadeiros objetos de colecionador!

Detalhes da coleção
Nosso veículos de serviço mais emblemáticos em escala de colecionador 1/43
Precisão em todos os detalhes
Tenha esta coleção inédita e exclusiva de miniaturas de qualidade que representam a histó [...]
Reproduções fiéis ao original
Cada miniatura vem acomodada numa base expositora personalizada e caixa protetora de acrí [...]
Acabamentos excecionais
- Modelos em metal injetados com peças de plástico
- Miniaturas de grande qualidade com ac
OBRA EDITORIAL
Conteúdo editorial exclusivo e ricamente ilustrado
Serviço e transporte
Como surgiram, quem as criou, suas áreas de atuação, seus recursos técnicos... Tudo o que [...]
O veículo
Sua história, suas características técnicas, seu desempenho, as diferentes versões... Des [...]
Você sabia que...
As curiosidades, os personagens e cenários que envolveram a vida comercial destes veículo [...]
Entregas
Confira as últimas edições que circularam da sua coleção
- Edição 1 - Veículos de Serviço
- Edição 2 - Veículos de Serviço
- Edição 3 - Veículos de Serviço
- Edição 4 - VEHÍCULOS SERVICIO BRASIL 4F
Código 028T70001
Fascículo + miniatura: VW Kombi Escolar
A Kombi foi concebida nos anos 1940, sobre a plataforma mecânica do VW Sedan, o nos[...]
Edição 1
A Kombi foi concebida nos anos 1940, sobre a plataforma mecânica do VW Sedan, o nosso conhecido Fusca. Começou a ser fabricada no começo da década de 1950 na Alemanha e, naquela mesma época, já era fabricada no Brasil, um dos últimos países a deixar de fabricá-la. Nos últimos cinquenta anos, tornou-se ícone da contracultura e o veículo das famílias
Código 028T70002
Fascículo + miniatura: Chevrolet Verane[...]
O utilitário Chevrolet Veraneio foi produzido no Brasil durante 30 anos, entre 196[...]
Edição 1
O utilitário Chevrolet Veraneio foi produzido no Brasil durante 30 anos, entre 1964 e 1994, com diferentes versões e nomes. Também teve muito usos, sempre devido ao seu tamanho, tendo se destacado desde o início como v eículo de transporte urbano escolar, de serviços públicos e, sobretudo, como ambulância.
Código 028T70003
Fascículo + miniatura: VW Fusca Telesp
O Fusca é um dos veículos mais carismáticos do setor automobil&iacut[...]
Edição 1
O Fusca é um dos veículos mais carismáticos do setor automobilístico; foi o primeir o modelo de automóvel fabricado pela Volkswagen, tem uma longa trajetória de produção (1938-2003) e, em 1972, tornou-se o automóvel mais vendido da história, ultrapassando o Ford Modelo T. No Brasil, começou a ser importado em 1950 e oficialmente fabricado no país em 1959.
Código 028T70005
Fascículo + miniatura: VW Santana Taxi
A partir de meados dos anos 1980, o Santana passou a disputar no segmento premium dos sed[...]
Edição 1
A partir de meados dos anos 1980, o Santana passou a disputar no segmento premium dos sedãs nacionais, ganhando destaque entre os taxistas ávidos por atrair uma clientela selecionada, tais como executivos e turistas estrangeiros que apreciavam o conforto proporcionado pelo amplo compartimento traseiro, a atmosfera agradável com ar-condicionado e o espaçoso porta-malas.
Código 028T70006
Fascículo + miniatura: Willys Rural Rad[...]
Unindo a incomparável valentia do Jeep a uma inédita carroceria de excepcio[...]
Edição 1
Unindo a incomparável valentia do Jeep a uma inédita carroceria de excepcional espaço interno, a Rural Willys não somente desbravou caminhos nunca antes percorridos pelo imenso território brasileiro, mas também inaugurou o segmento dos veículos utilitários esportivos, antes deste ter sido inventado oficialmente. Sua receita de sucesso encantou, entre outros, famílias, empreiteiros, fazendeiros, órgãos oficiais, forças policiais e de ordem pública; estas, devido ao equipamento de radiocomunicação, ficaram conhecidas como Radiopatrulhas.
Código 028T70007
Fascículo + miniatura: Dodge Dart Bombe[...]
Quem poderia imaginar que um cupê grande e caro pudesse integrar a frota de um Corp[...]
Edição 1
Quem poderia imaginar que um cupê grande e caro pudesse integrar a frota de um Corpo de Bombeiros? Pois foi exatamente o que aconteceu com o Dodge Dart, que, em 1974, se tornou o veículo no 07 de transporte de pessoal do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Uma escolha tão feliz como inusitada, o carro serviu ao diretor de serviços no acompanhamento de ocorrências em Santo André até 1990. Desde então, encontra-se preservado no acervo dessa corporação na capital paulista.
Código 028T70008
Fascículo + miniatura: Chevrolet Opala [...]
O Opala foi um dos carros brasileiros mais polivalentes. Em mais de duas décadas d[...]
Edição 1
O Opala foi um dos carros brasileiros mais polivalentes. Em mais de duas décadas de vida, provou ser uma plataforma robusta, versátil e de fácil modernização, criando condições para a Chevrolet crescer e se estabelecer como uma das marcas líderes do mercado nacional. No total, quase um milhão de unidades dos distintos modelos foram produzidas, em um inegável testemunho de seu êxito.
Código 028T70009
Fascículo + miniatura: Dodge WC57 Força[...]
Com uma forte tradição formada desde os tempos da Primeira Guerra Mundial, [...]
Edição 1
Com uma forte tradição formada desde os tempos da Primeira Guerra Mundial, a Chrysler desenvolveu a quatro mãos, com o Exército Americano, a família, Dodge WC de caminhões 4x4 leves de 3/4 de tonelada, para servir como veículo de comando e reconhecimento, transporte de armas e ambulância para a Segunda Guerra Mundial. O resultado obteve extraordinário êxito, devido a sua construção simples e ao mesmo tempo fácil de manter e reparar. Além de figurar entre as viaturas mais produzidas durante a guerra, a gama WC transpôs o conflito, tornando-se um respeitável e longevo utilitário civil.
Código 028T70020
Fascículo + miniatura: Chevrolet Chevet[...]
O Chevette foi o automóvel mais moderno de seu tempo, revolucionando o conceito de[...]
Edição 1
O Chevette foi o automóvel mais moderno de seu tempo, revolucionando o conceito de carro compacto na terceira onda de produtos da indústria automobilística nacional. Durante a maior parte da sua produção, figurou entre os preferidos e os mais vendidos. Por sua economia de combustível, seu estilo e custo-benefício, o Chevette caiu no gosto do consumidor brasileiro. Para a GM, o carro alavancou um crescimento sem precedentes em sua história no mercado brasileiro, iniciada em 1925.

Código 028T70010
Fascículo + miniatura: Gurgel Itaipu E4[...]
Em um momento em que o mundo passava por uma grande incerteza quanto ao futuro do petr&oa[...]
Edição 1
Em um momento em que o mundo passava por uma grande incerteza quanto ao futuro do petróleo, muito à frente de seu tempo, o genial engenheiro João Gurgel desenvolvia uma proposta alternativa de transporte urbano, movida à eletricidade. Quase uma década depois da crise do petróleo de 1973, surgia o Gurgel Itaipu E-400 – uma plataforma utilitária, genuinamente nacional, baseada em uma fonte de energia limpa e renovável e voltada ao trabalho nos centros urbanos, onde o problema da poluição atmosférica e sonora sempre foram críticos.
Código 028T70011
Fascículo + miniatura: Ford GPA Marinha[...]
Nascido nos Estados Unidos como uma inédita viatura anfíbia leve para opera[...]
Edição 1
Nascido nos Estados Unidos como uma inédita viatura anfíbia leve para operações de desembarque no litoral e para cruzar espelhos d’água, o Ford GPA lançava mão da provada mecânica do Jeep Willys MB, combinada a um casco provido de mecanismos de propulsão e navegação. Apesar da pequena quantidade produzida, seu espírito inovador – metade jipe, metade barco – fez dele um grande clássico do pós-guerra, servindo de inspiração para anfíbios de nova geração, ao mesmo tempo em que se tornou disputado por colecionadores e acervos em todo o planeta.
Código 028T70012
Fascículo + miniatura: Toyota Bandeiran[...]
Projetado no Japão e nacionalizado com a primeira onda de veículos da ind&u[...]
Edição 1
Projetado no Japão e nacionalizado com a primeira onda de veículos da indústria local, o Bandeirante logo passou a adotar um durável, confiável e econômico motor diesel Mercedes-Benz que, com sua tração 4x4, eram seus principais atrativos. Não tardou para uma variedade de clientes descobrir as vantagens desse valente utilitário em múltiplas tarefas, principalmente nas estradas precárias do vasto interior do país, ou mesmo fora delas.
Código 028T70014
Fascículo + miniatura: Willys Rural Rad[...]
Unindo a incomparável valentia do Jeep a uma inédita carroceria de excepcio[...]
Edição 1
Unindo a incomparável valentia do Jeep a uma inédita carroceria de excepcional espaço interno, a Rural Willys não somente desbravou caminhos nunca antes percorridos pelo imenso território brasileiro, mas também inaugurou o segmento dos veículos utilitários esportivos, antes deste ter sido inventado oficialmente. Sua receita de sucesso encantou, entre outros, famílias, empreiteiros, fazendeiros, órgãos oficiais, forças policiais e de ordem pública; estas, devido ao equipamento de radiocomunicação, ficaram conhecidas como Radiopatrulhas.
Código 028T70016
Fascículo + miniatura: Mercedes MB180 A[...]
Em tempos de reabertura das importações, a marca alemã resolveu apos[...]
Edição 1
Em tempos de reabertura das importações, a marca alemã resolveu apostar em um segmento do mercado nunca por ela disputado: o dos veículos comerciais leves. A MB 180 D desembarcou no Brasil nos anos 1990, com atributos técnicos e operacionais que a colocavam à f rente de seus poucos concorrentes.
Código 028T70018
Fascículo + miniatura: Chevrolet C-20 C[...]
As picapes Chevrolet conquistaram a confiança do público brasileiro e, como[...]
Edição 1
As picapes Chevrolet conquistaram a confiança do público brasileiro e, como resultado, chegaram ao topo das vendas e permaneceram na liderança durante a maior parte de sua existência. Nos anos 1980 e 1990, a Série 20 era a representante líder da dinastia de picapes grandes da Chevrolet, com as robustas versões oferecidas em uma ampla gama.

Código 028T70004
Fascículo + miniatura: Jeep Willys Bomb[...]
O Jeep Willys é o primeiro veículo utilitário nacional registrado na[...]
Edição 1
O Jeep Willys é o primeiro veículo utilitário nacional registrado na Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 1952. Após importante participação nos campos de batalhas da Segunda Guerra Mundial, o Jeep Universal foi “tropicalizado” com para-lama e capô arredondados e lançado pela Willys-Overland do Brasil em 24 de fevereiro de 1954.
Código 028T70013
Fascículo + miniatura: Ford Corcel Polí[...]
Silencioso, bem acabado, confortável, de mecânica simples, confi ável[...]
Edição 1
Silencioso, bem acabado, confortável, de mecânica simples, confi ável, durável e, sobretudo, extremamente econômico, o primeiro carro médio da Ford brasileira deixou milhares de saudosos fãs. Herdado da compra da antiga Willys-Overland, o Corcel permitiu à montadora ampliar seu raio de ação e crescer no mercado.
Código 028T70015
Fascículo + miniatura: VW Gol Sabesp
Embora fosse resultado de uma concepção mecânica diametralmente opost[...]
Edição 1
Embora fosse resultado de uma concepção mecânica diametralmente oposta à do lendário Fusca, o Gol manteve o DNA Volkswagen de robustez, simplicidade e facilidade de manutenção, tornando-se um verdadeiro cavalo de batalha. Mesmo antes do encerramento da produção do Fusca, muitos frotistas já tinham se rendido às vantagens do Gol, fenômeno que ainda continua vivo
Código 028T70017
Fascículo + miniatura: Chevrolet Verane[...]
Quando lançada, na década de 1960, a grande perua da Chevrolet não t[...]
Edição 1
Quando lançada, na década de 1960, a grande perua da Chevrolet não tinha concorrentes nem um nome de batismo, sendo chamada de C-1416 ou Utilitário Chevrolet. Muito confiável, o venerável motor Chevrolet 261, combinado ao robusto chassi da picape C-14, formavam uma base sólida para a construção da maior camioneta de uso misto que o país já havia visto.
Código 028T70019
Fascículo + miniatura: VW Fusca Polícia[...]
O Fusca era a antítese de tudo o que existia no mercado dominado por carros de mot[...]
Edição 1
O Fusca era a antítese de tudo o que existia no mercado dominado por carros de motor dianteiro arrefecido a água e chassi tipo escada. De início, o VW Sedan foi rejeitado por não davam valor àquele bizarro carrinho de motor traseiro. Porém, rompendo todos os paradigmas, o modelo logo se transformou em sucesso mundial.
Código 028T70022
Fascículo + miniatura: Fiat Uno Mille T[...]
Atrevido, inovador e ousado. Com o passar dos anos, o modelo demonstrou vários atr[...]
Edição 1
Atrevido, inovador e ousado. Com o passar dos anos, o modelo demonstrou vários atributos, como excepcional economia de combustível, bom desempenho, ótima dirigibilidade e abundante espaço interno, com mecânica robusta, durável e de fácil manutenção. Atualizado tecnologicamente pelo fabricante, o Uno Mille teve sucesso por três décadas e virou sinônimo de carro popular.
Código 028T70021
Fascículo + miniatura: Mercedes-Benz 71[...]
Poucos serviços demandam tanto de um veículo como a movimentaç&atild[...]
Edição 1
Poucos serviços demandam tanto de um veículo como a movimentação de carga valiosa. O peso excessivo da blindagem, a dura rotina do trânsito nos grandes centros, os longos períodos de marcha lenta e as manobras em espaços apertados fazem com que poucos modelos atendam às exigências do segmento. Desenvolvido para tal uso, o Mercedes-Benz 712 E conquistou posição de destaque como carro-forte.
Código 028T70023
Fascículo + miniatura: Chevrolet Ipanem[...]
Depois de sucessos como a Veraneio, a Caravan e a Marajó, no começo da d&ea[...]
Edição 1
Depois de sucessos como a Veraneio, a Caravan e a Marajó, no começo da década de 1990, estreava a primeira perua Chevrolet de motor transversal e tração dianteira, combinados à mais moderna carroceria de seu tempo, apesar do estilo polêmico. Seguindo a tradição das precursoras, a Ipanema provou ser robusta, durável e fácil de manter, encontrando espaço em várias frotas
Código 028T70024
Fascículo + miniatura: VW Kombi Correio[...]
Edição 1
Código 028T70025
Fascículo + miniatura: VW Brasilia Polí[...]
Após várias tentativas de criar automóveis sobre a consagrada plataf[...]
Edição 1
Após várias tentativas de criar automóveis sobre a consagrada plataforma do Fusca, finalmente, em 1973 a Volkswagen acertou em cheio com a Brasília, um misto de hatch e perua, ampla por dentro, compacta por fora. Com estilo atraente, interior arejado e a vantagem da indestrutível mecânica VW, ela se tornou um enorme sucesso, atrás apenas do Fusca.
Código 028T70026
Fascículo + miniatura: Chevrolet Carava[...]
Lançada em meados dos anos de 1970 como a perua derivada do bem sucedido Chevrolet[...]
Edição 1
Lançada em meados dos anos de 1970 como a perua derivada do bem sucedido Chevrolet Opala, logo a Caravan se tornou sonho de consumo das famílias brasileiras. Porém, a resistência e durabilidade da bela station wagon, somados à versatilidade de seu amplo compartimento de carga também conquistou o mundo das frotas, em uma variada gama de veículos de serviço.
Código 028T70027
Fascículo + miniatura: VW Fusca Bombei[...]
Um dos carros mais importantes de toda a história automotiva, o Fusca foi um suces[...]
Edição 1
Um dos carros mais importantes de toda a história automotiva, o Fusca foi um sucesso de vendas em todo o mundo. Praticamente indestrutível, o carrinho desenhado por Ferdinand Porsche foi usado para as mais variadas tarefas. A facilidade de adaptação aos mais distintos ambientes e a ampla e acessível assistência técnica contribuíram para o seu êxito.
Código 028T70028
Fascículo + miniatura: Jeep CJ-3B Exérc[...]
Além de operar unidades do Willys MB excedentes da Segunda Guerra Mundial e os CJ-[...]
Edição 1
Além de operar unidades do Willys MB excedentes da Segunda Guerra Mundial e os CJ-2A e CJ-3A adaptados para o uso militar, o Exército Brasileiro lançou mão da conversão do CJ-3B civil para missões de transporte leve de pessoal e cargas. Junto com seu irmão militar, o M606, deu seguimento ao legado de robustez, durabilidade e versatilidade de seus antecessores.
Código 028T70029
Fascículo + miniatura: Fiat Fiorino Co[...]
Modelo comum em quase todos os pequenos comércios, indústrias e transportad[...]
Edição 1
Modelo comum em quase todos os pequenos comércios, indústrias e transportadoras, o utilitário da Fiat foi pioneiro, na década de 1970, ao inaugurar um segmento entre os veículos comerciais leves no Brasil: o dos furgões derivados de automóveis. Em sua segunda geração baseada no Fiat Uno, o bem-sucedido Fiorino se popularizou em diversos nichos.
Código 028T70030
Fascículo + miniatura: VW Kombi Furgão [...]
A Kombi chegou ao Brasil de forma tímida, rompendo paradigmas com seu diminuto mot[...]
Edição 1
A Kombi chegou ao Brasil de forma tímida, rompendo paradigmas com seu diminuto motor traseiro, em um tempo em que imperavam as picapes com grandes propulsores dianteiros. Ao longo dos anos, porém, provou ser um veículo comercial de versatilidade inigualável, robusto e econômico e entrou para a história como o carro mais longevo do país.
Código 028T70032
Fascículo + miniatura: Range Rover Evoq[...]
Sem abandonar a tradição todo-terreno de quase 70 anos e com um desenho ino[...]
Edição 1
Sem abandonar a tradição todo-terreno de quase 70 anos e com um desenho inovador, um trem de força de última geração e um acabamento primoroso, está pronto um dos mais célebres carros de tempos recentes: o Range Rover Evoque, um utilitário esportivo compacto que tem colocado a Land Rover em um novo patamar de sucesso mundial.
Código 028T70033
Fascículo + miniatura: Chevrolet Verane[...]
Um grande carro em todos os sentidos: espaçoso, bem construído, de mec&acir[...]
Edição 1
Um grande carro em todos os sentidos: espaçoso, bem construído, de mecânica simples e durável, resistente como poucos e de visual harmonioso. Assim era a Veraneio de segunda geração. Apresentada no fi nal dos anos 1980, a grande wagon da Chevrolet tinha a missão de levar adiante a história de sucesso de sua antecessora.
Código 028T70034
Fascículo + miniatura: VW Brasilia mini[...]
Inspirada no conceito de carro urbano inventado pelo Mini Cooper inglês, a Bras&iac[...]
Edição 1
Inspirada no conceito de carro urbano inventado pelo Mini Cooper inglês, a Brasília foi criada com a premissa de ser pequena por fora, porém espaçosa por dentro, com desenho agradável e atual. Se por um lado sua mecânica não tinha novidades significativas, por outro podia se gabar da grande confiabilidade, durabilidade e facilidade de manutenção em todo o país.
Código 028T70035
Fascículo + miniatura: Gurgel Carajás A[...]
Nascida como desdobramento do Carajás original, a versão alongada de quatro[...]
Edição 1
Nascida como desdobramento do Carajás original, a versão alongada de quatro portas teve boa aceitação como veículo de serviço. Impulsionado por um motor a gasolina de 1,8 litro, o Carajás Ambulância era dotado de tração traseira com freios independentes que proporcionava mobilidade extra em terrenos de baixa aderência.
Código 028T70036
Fascículo + miniatura: Chevrolet S10 De[...]
Um atraente conjunto com preço competitivo, aliado ao competente trabalho do time [...]
Edição 1
Um atraente conjunto com preço competitivo, aliado ao competente trabalho do time de vendas da GM a governo e frotistas, fez da S10 um dos mais populares veículos de serviço do Brasil desde o seu lançamento, nos anos 1990. A versão cabine dupla com tração total era perfeita para as tarefas que demandavam capacidade para transportar pessoas e carga em condições adversas.
Código 028T70037
Fascículo + miniatura: VW Kombi Standar[...]
Equipada com um novo motor 1.4, a Totalfl ex representou a última atualizaç[...]
Edição 1
Equipada com um novo motor 1.4, a Totalfl ex representou a última atualização da Kombi ao longo de 56 anos de trajetória no Brasil. Considerada por especialistas a melhor da linha nacional de todos os tempos, a nova versão, estreada em 2006, andava mais, poluía menos e ainda era mais econômica e silenciosa do que a sua antecessora com motor arrefecido a ar.
Código 028T70038
Fascículo + miniatura: Toyota Bandeiran[...]
Desde sua introdução nos anos 1960, a linha Bandeirante permaneceu inaltera[...]
Edição 1
Desde sua introdução nos anos 1960, a linha Bandeirante permaneceu inalterada ao longo de quatro décadas, salvo por pequenas atualizações e a produção de novas versões. Mantendo os dotes de robustez e durabilidade de seus irmãos, a Cabine Dupla conquistou um importante filão como veículo de serviço, graças à capacidade de transportar pessoas e carga em qualquer terreno.
Código 028T70039
Fascículo + miniatura: Ford F-250 AES E[...]
A maior e mais glamorosa picape fabricada no país nasceu de um programa de renova&[...]
Edição 1
A maior e mais glamorosa picape fabricada no país nasceu de um programa de renovação da linha de caminhões Ford. A confi guração era exclusiva para o Brasil, com caçamba curta e tração traseira. Mais tarde, o modelo ganhou versões de cabine dupla e tração total. Valente veículo de serviços, o utilitário da Ford foi o último representante das picapes fullsize nacionais.
Código 028T70042
Fascículo + miniatura: VW Kombi Polícia[...]
Polivalente, a Kombi acumulou uma infinidade de usos em quase seis décadas; al&eac[...]
Edição 1
Polivalente, a Kombi acumulou uma infinidade de usos em quase seis décadas; além do familiar, muitos compradores a escolhiam como veículo de serviços. Na primeira geração nacional, seu desempenho era modesto, mas os atributos de resistência, baixo custo, facilidade de manutenção e amplo volume útil já encantavam os usuários.
Código 028T70040
Fascículo + miniatura: DKW Belcar Taxi [...]
Edição 1
Código 028T70041
Fascículo + miniatura: Gurgel Carajás B[...]
A versatilidade do Carajás se mostrou interessante para o uso em frotas. Reunindo [...]
Edição 1
A versatilidade do Carajás se mostrou interessante para o uso em frotas. Reunindo motor moderno e de bom desempenho, além de carroceria ampla, robusta e incorrosível, o modelo foi adotado por vários órgãos públicos como viatura policial e de bombeiros. A tração traseira com bloqueio seletivo também era um atrativo que proporcionava mobilidade extra.
Código 028T70043
Fascículo + miniatura: Mitsubishi L200 [...]
Despojada como veículo de serviço, L200 4x4 GL caía como uma luva no[...]
Edição 1
Despojada como veículo de serviço, L200 4x4 GL caía como uma luva no agronegócio, na construção civil, na mineração e como viatura de distintos órgãos públicos. Sua aparente simplicidade, no entanto, não dispensava itens básicos de conforto nem a raça da valente tração 4x4 com reduzida, ideal para encarar os piores trechos, seja em estradas ou fora delas.
Código 028T70044
Fascículo + miniatura: Agrale Marrua CE[...]
O modelo nasceu como militar, mas evoluiu para servir também no mercado civil. Hoj[...]
Edição 1
O modelo nasceu como militar, mas evoluiu para servir também no mercado civil. Hoje, a linha Marruá conta com uma família completa de picapes e caminhões leves e está apta a encarar, com valentia, as piores condições operacionais. Além disso, retém as vantagens do projeto simples e espartano, tão apreciadas pelos frotistas e que desapareceram nas picapes atuais.
Código 028T70045
Fascículo + miniatura: Gurgel X-12 Polí[...]
Dotado de estrutura parruda, carroceria incorrosível e a proverbial mecânica[...]
Edição 1
Dotado de estrutura parruda, carroceria incorrosível e a proverbial mecânica VW com motor boxer arrefecido a ar, o Gurgel X-12 era um destemido jipe com amplo vão livre, baixo peso e reduzidas dimensões que lhe conferiam ótima capacidade de transpor obstáculos e andar em terrenos de baixa aderência. Por seus dotes, encontrou amplo uso como veículo de serviço em todos os cantos do país.
Código 028T70046
Fascículo + miniatura: Hyundai Tucson P[...]
Além de ser o utilitário esportivo importado mais expressivo dos anos 2000,[...]
Edição 1
Além de ser o utilitário esportivo importado mais expressivo dos anos 2000, assumindo a liderança de sua categoria, o Hyundai Tucson foi emblemático na reviravolta da marca no Brasil. Com ele, a Hyundai pôde se fi rmar como fabricante de peso. O sucesso do modelo foi determinante para sua nacionalização na nova fábrica de Anápolis (GO).
Código 028T70047
Fascículo + miniatura: Chevrolet S10 Gu[...]
A S10 chegou ao mercado em meados dos anos 1990 para desafi ar as picapes importadas. Seu[...]
Edição 1
A S10 chegou ao mercado em meados dos anos 1990 para desafi ar as picapes importadas. Seu posicionamento entre as pequenas e as grandes abria uma oportunidade para os compradores, que passavam a contar com três tamanhos de cabine, três opções de motores e tração em duas ou quatro rodas. Além do uso pessoal, a linha S10 conquistou um importante fi lão como veículo de serviço.
Código 028T70049
Fascículo + miniatura: Ford Landau carr[...]
O maior e mais luxuoso automóvel nacional dos anos 1970 tornou-se símbolo d[...]
Edição 1
O maior e mais luxuoso automóvel nacional dos anos 1970 tornou-se símbolo de status e poder, conduzindo de altos executivos ao presidente da República. De construção sólida e acabamento incomparável no mercado nacional, o Landau era a versão mais requintada do Ford Galaxie. Oferecia silêncio, conforto, maciez e sofi sticação inigualáveis entre os nacionais.
Código 028T70052
Fascículo + miniatura: Mercedes MB-180 [...]
A Mercedes-Benz desafi ou o mercado ao trazer para o Brasil a linha MB 180 D, depois das [...]
Edição 1
A Mercedes-Benz desafi ou o mercado ao trazer para o Brasil a linha MB 180 D, depois das aberturas das importações na década de 1990. Fabricada na Espanha, a família trazia cinco versões, capacidade 50% maior do que a da VW Kombi e o motor diesel com sua tradicional economia. Após quatro anos, a MB 180 D conquistou fãs e preparou o caminho para a sucessora Sprinter.

Código 028T70054
Fascículo + miniatura: Fiat Fiorino Fur[...]
Com a primazia entre os furgões pequenos nacionais, excepcional relaç&atild[...]
Edição 1
Com a primazia entre os furgões pequenos nacionais, excepcional relação custo/benefício e amplo volume útil de carga, o Fiat Fiorino vem mantendo a tradição desde que foi lançado, nos anos 1980. Derivada do Uno, a segunda geração do Fiorino se fi rmou como líder na categoria. O atual Fiorino, de terceira geração, mantém o DNA que o tornou um incontestável sucesso no mercado.
Código 028T70051
Fascículo + miniatura: Chevrolet C-65 C[...]
Resistência, simplicidade e versatilidade eram atributos que ajudaram os caminh&oti[...]
Edição 1
Resistência, simplicidade e versatilidade eram atributos que ajudaram os caminhões da Série 60, da qual o C-65 fazia parte, a construir sua reputação e se manter no topo das vendas por anos a fio. O caminhão era acessível e contava com o motor Chevrolet 261, cujos adjetivos de durabilidade, confi abilidade e economia se perpetuavam desde os anos 1930, com seus antecessores.

Código 028T70053
Fascículo + miniatura: Volkswagen Kombi[...]
Imbatível em versatilidade, a Kombi acumulou diversos usos durante sua jornada de [...]
Edição 1
Imbatível em versatilidade, a Kombi acumulou diversos usos durante sua jornada de 56 anos no Brasil. Além do uso pessoal, grande parte dos compradores a escolhia como veículo comercial. Na primeira geração nacional, o desempenho do modelo era modesto, mas sua durabilidade, baixo custo, confi abilidade e grande espaço útil conquistaram os usuários.
Código 028T70056
Fascículo + miniatura: Chevrolet Verane[...]
Surgida como derivação da picape Chevrolet C-14, com a qual dividia boa par[...]
Edição 1
Surgida como derivação da picape Chevrolet C-14, com a qual dividia boa parte dos componentes, a perua da Chevrolet se fi rmou como a maior e mais longeva camionete de uso misto do país. Suas virtudes incluíam robustez e longevidade, graças à consagrada mecânica Chevrolet, e encontrou uso familiar e como veículo de serviço em várias empresas e órgãos públicos.
Código 028T70055
Fascículo + miniatura: Fiat Strada
A mesma fina sintonia com o consumidor e a agilidade na criação de produtos[...]
Edição 1
A mesma fina sintonia com o consumidor e a agilidade na criação de produtos que levaram a Fiat à liderança do mercado brasileiro determinaram a concepção da Strada, a terceira geração de picapes da marca. A linha evoluiu, e a picape se tornou campeã de vendas no segmento por mais de uma década e um dos modelos mais vendidos do Brasil.
Código 028T70057
Fascículo + miniatura: Volkswagen Kombi[...]
A Kombi foi considerada um dos veículos mais versáteis da história. [...]
Edição 1
A Kombi foi considerada um dos veículos mais versáteis da história. A maioria das empresas possuía o utilitário da Volkswagen em sua frota de veículos de transporte. Ágil no trânsito, espaçosa, robusta e econômica, a Kombi atendia muito bem a profi ssionais autônomos, como os vendedores de caldo de cana e de água de coco.
Código 028T70058
Fascículo + miniatura: Chevrolet Camaro[...]
Esse superesportivo da Chevrolet é praticamente idêntico ao modelo à [...]
Edição 1
Esse superesportivo da Chevrolet é praticamente idêntico ao modelo à venda no mercado. Com motor V8 de 406 cv, tem apenas algumas modifi cações, como a “gaiola” interna (também chamada de “santantonio”), bancos concha, cinto de segurança de cinco pontos, luzes de sinalização no teto e pintura especial. Potente, o carro é usado para garantir a segurança das corridas automobilísticas.
Código 028T70059
Fascículo + miniatura: Ford F-75 Safari
A picape F-75 tinha aptidão para andar em qualquer tipo de terreno e atendia muito[...]
Edição 1
A picape F-75 tinha aptidão para andar em qualquer tipo de terreno e atendia muito bem os profissionais do ecoturismo, agricultores, pequenos comerciantes e o público em geral. O utilitário foi o primeiro veículo da categoria a ter tração 4 x 4 e foi um dos favoritos para o transporte de turistas, em agradáveis passeios pela natureza intocada.
Código 028T70061
Fascículo + miniatura: Chevrolet Amazon[...]
Equipada com o potente motor seis cilindros de 144 cv, a Amazona era um veículo ve[...]
Edição 1
Equipada com o potente motor seis cilindros de 144 cv, a Amazona era um veículo veloz e robusto. Por esse motivo, fez grande sucesso como ambulância, já que a agilidade e a segurança no transporte do paciente são fundamentais e podem salvar vidas. Sua fabricação foi de 1960 a 1963, quando foi substituída pela moderna Veraneio.
Código 028T70062
Fascículo + miniatura: Ford F-100 trans[...]
A picape F-100 foi um veículo muito desejado por pequenos empresários brasi[...]
Edição 1
A picape F-100 foi um veículo muito desejado por pequenos empresários brasileiros, principalmente por contar com o potente motor V8. Como consequência da crise do petróleo dos anos 1970, a Ford se viu obrigada a oferecer o motor de quatro cilindros como opcional. O desempenho não era o mesmo, mas a economia no bolso do motorissta compensava.
Código 028T70060
Fascículo + miniatura: Volkswagen Kombi[...]
A picape Kombi cabine dupla foi lançada em 1981 e foi a última variaç[...]
Edição 1
A picape Kombi cabine dupla foi lançada em 1981 e foi a última variação da linha que já contava com a cabine simples e o furgão. Esse novo utilitário foi também utilizado como veículo de autossocorro, já que oferecia espaço suficiente para as ferramentas, podendo, ainda, transportar o motorista e os passageiros do carro avariado.
Código 028T70063
Fascículo + miniatura: Bugre Bugre I Se[...]
Nos anos 1970, surgiram no Brasil várias empresas fabricantes de buggy, entre elas[...]
Edição 1
Nos anos 1970, surgiram no Brasil várias empresas fabricantes de buggy, entre elas a Bugre, que se destacava por construir veículos de qualidade. Com o passar do tempo, a maioria das empresas fechou, mas a Bugre continua suas atividades até hoje. O Bugre I foi o primeiro modelo da marca, lançado em 1970, e fez sucesso nas praias do Brasil.
Código 028T70064
Fascículo + miniatura: Mitsubishi L200 [...]
Em 2007, a terceira geração da Mitsubishi L200 ganhou linhas mais arredonda[...]
Edição 1
Em 2007, a terceira geração da Mitsubishi L200 ganhou linhas mais arredondadas e melhor nível de conforto. Renomeada L200 Triton, a picape top de linha oferecia tudo que um veículo de perícia precisava, ou seja, ótimo espaço interno para os profissionais e uma grande caçamba, capaz de levar todos equipamentos para o trabalho técnico.
Código 028T70065
Fascículo + miniatura: Chevrolet Cobalt[...]
Desde o seu lançamento, o Chevrolet Cobalt foi um modelo bem aceito pelos taxistas[...]
Edição 1
Desde o seu lançamento, o Chevrolet Cobalt foi um modelo bem aceito pelos taxistas, pois tinha quatro portas, era espaçoso e confortável, além de ter um baixo consumo de combustível. O carro ainda é fabricado, e muitos exemplares circulam pelas ruas e avenidas do Brasil movidos a GNV (gás natural veicular), com cilindro instalado no enorme porta-malas
Código 028T70066
Fascículo + miniatura: Ford Escort Pace[...]
Lançado em 1983, o esportivo Escort XR-3 foi usado na prova da Fórmula 1, e[...]
Edição 1
Lançado em 1983, o esportivo Escort XR-3 foi usado na prova da Fórmula 1, em março de 1984. Era o mesmo carro de linha, apenas com tratamento cosmético, mas atuou como veículo de serviço fundamental de suporte às corridas. Atualmente, o XR-3 é um carro é raro e bastante cobiçado entre os colecionadores.
Código 028T70067
Fascículo + miniatura: Chevrolet Captiv[...]
A Captiva foi lançada no Brasil em 2008 com o mesmo nível de luxo e sofisti[...]
Edição 1
A Captiva foi lançada no Brasil em 2008 com o mesmo nível de luxo e sofisticação já conhecido em outros países. O veículo foi imediatamente bem aceito pelo consumidor comum e por prefeituras. Com ótima velocidade e bom desempenho, atuou como reforço aos serviços das forças policiais nas cidades.
Código 028T70068
Fascículo + miniatura: Simca Chambord C[...]
Edição 1
Código 028T70069
Fascículo + miniatura: Fiat Doblo Ambul[...]
O Fiat Doblò era um veículo compacto, mas com grande espaço interno,[...]
Edição 1
O Fiat Doblò era um veículo compacto, mas com grande espaço interno, que se mostrou uma boa opção na transformação em ambulância. A versão Cargo foi a mais procurada para o serviço médico, pois saía de fábrica só com o banco da frente e sem janelas na parte detrás, o que facilitava a instalação de equipamentos, inclusive a maca.
Código 028T70070
Fascículo + miniatura: Iveco Daily 35 S[...]
A Iveco iniciou suas atividades no Brasil em 1995, mas os primeiros modelos Daily ainda e[...]
Edição 1
A Iveco iniciou suas atividades no Brasil em 1995, mas os primeiros modelos Daily ainda eram importados em 1997. Ágil e econômico, o Daily é uma das principais opções nacionais de transporte de cargas delicadas, como alimentos e entregas de supermercado.
Código 028T70071
Fascículo + miniatura: Ford Pampa
Apresentada em 1982, a Ford Pampa era uma picape pequena, robusta e econômica. Desd[...]
Edição 1
Apresentada em 1982, a Ford Pampa era uma picape pequena, robusta e econômica. Desde o lançamento, agradou o consumidor e se tornou líder no segmento. A Pampa enfrentou concorrentes de todas as outras montadoras no Brasil, mas tinha qualidades inquestionáveis. Por isso, sempre figurou no topo da tabela de vendas entre as picapes compactas.
Código 028T70072
Fascículo + miniatura: Land Rover Defen[...]
Um veículo de bombeiro muitas vezes precisa enfrentar um caminho difícil at[...]
Edição 1
Um veículo de bombeiro muitas vezes precisa enfrentar um caminho difícil até chegar ao local de socorro, e o Land Rover Defender cumpria facilmente essa tarefa. O veículo era equipado com o valente motor a diesel de 115 cv, rápido e econômico. Também contava com grande espaço interno, para levar todo tipo de equipamento do socorrista.
Código 028T70073
Fascículo + miniatura: Dodge WC-54, amb[...]
O Dodge WC nasceu como veículo de comando e reconhecimento, porém a extrema[...]
Edição 1
O Dodge WC nasceu como veículo de comando e reconhecimento, porém a extrema robustez e a tração nas quatro rodas fizeram dele um dos veículos mais importantes na Segunda Guerra Mundial. O modelo WC-54 era uma variação da série adaptada como uma espaçosa ambulância, capaz de transportar até quatro enfermos deitados.
Código 028T70074
Fascículo + miniatura: Fiat Doblo Pet S[...]
O Fiat Doblò nasceu como veículo de passeio – podia levar até [...]
Edição 1
O Fiat Doblò nasceu como veículo de passeio – podia levar até sete ocupantes quando equipado com duas poltronas atrás do banco traseiro. A linha também contava com a versão Cargo, destinada ao transporte de cargas. Por ser um furgão, o Doblò Cargo podia transportar carga delicada e também animais de estimação.
Código 028T70075
Fascículo + miniatura: Ford Belina Ambu[...]
A Belina foi criada para ser um veículo de passeio, mas, com o tempo, foi usada pa[...]
Edição 1
A Belina foi criada para ser um veículo de passeio, mas, com o tempo, foi usada para o transporte de cargas leves e delicadas. Por ser um veículo prático, robusto e econômico, também foi muito usado como ambulância, com espaço suficiente para o paciente deitado e um profissional acompanhante.
Bancas
*Principais cidades com bancas atendidas:
- Goiânia/GO
- Itumbiara/GO
- Anápolis/GO
- Campo Grande/MS
- Cuiabá/MT
- Imperatriz/MA
- São Luis/MA
- Teresina/PI
- Manaus/AM
- Macapá/AP
- Porto Velho/RO
- Boa Vista/RR
- Palmas/TO
- Governador Valadares/MG
- Ipatinga/MG
- Itajuba/MG
- Poços De Caldas/MG
- Pouso Alegre/MG
- Divinópolis/MG
- Belo Horizonte/MG
- Juiz De Fora/MG
- Viçosa/MG
- Macaé/RJ
- Cabo Frio/RJ
- Petrópolis/RJ
- Teresópolis/RJ
- Londrina/PR
- Cascavel/PR
- União Da Vitoria/PR
- Blumenau/SC
- Itajaí/SC
- Lages/SC
- Tubarão/SC
- Joinville/SC
NOTA: * Algumas cidades próximas listadas aqui também podem ser atendidas por seus distribuidores locais (macropraças). Em assinaturas, a distribuição via Correios é nacional

Código 028U07004
Fascículo + miniatura: Jeep Willys Bomb[...]
O Jeep Willys é o primeiro veículo utilitário nacional registrado na[...]
Edição 2
O Jeep Willys é o primeiro veículo utilitário nacional registrado na Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 1952. Após importante participação nos campos de batalhas da Segunda Guerra Mundial, o Jeep Universal foi “tropicalizado” com para-lama e capô arredondados e lançado pela Willys-Overland do Brasil em 24 de fevereiro de 1954.

Código 028U07010
Fascículo + miniatura: Gurgel Itaipu E4[...]
Em um momento em que o mundo passava por uma grande incerteza quanto ao futuro do petr&oa[...]
Edição 2
Em um momento em que o mundo passava por uma grande incerteza quanto ao futuro do petróleo, muito à frente de seu tempo, o genial engenheiro João Gurgel desenvolvia uma proposta alternativa de transporte urbano, movida à eletricidade. Quase uma década depois da crise do petróleo de 1973, surgia o Gurgel Itaipu E-400 – uma plataforma utilitária, genuinamente nacional, baseada em uma fonte de energia limpa e renovável e voltada ao trabalho nos centros urbanos, onde o problema da poluição atmosférica e sonora sempre foram críticos.
Código 028U07043
Fascículo + miniatura: Mitsubishi L200 [...]
Despojada como veículo de serviço, L200 4x4 GL caía como uma luva no[...]
Edição 2
Despojada como veículo de serviço, L200 4x4 GL caía como uma luva no agronegócio, na construção civil, na mineração e como viatura de distintos órgãos públicos. Sua aparente simplicidade, no entanto, não dispensava itens básicos de conforto nem a raça da valente tração 4x4 com reduzida, ideal para encarar os piores trechos, seja em estradas ou fora delas.

Código 028U07053
Fascículo + miniatura: Volkswagen Kombi[...]
Imbatível em versatilidade, a Kombi acumulou diversos usos durante sua jornada de [...]
Edição 2
Imbatível em versatilidade, a Kombi acumulou diversos usos durante sua jornada de 56 anos no Brasil. Além do uso pessoal, grande parte dos compradores a escolhia como veículo comercial. Na primeira geração nacional, o desempenho do modelo era modesto, mas sua durabilidade, baixo custo, confi abilidade e grande espaço útil conquistaram os usuários.

Código 028U07054
Fascículo + miniatura: Fiat Fiorino Fur[...]
Com a primazia entre os furgões pequenos nacionais, excepcional relaç&atild[...]
Edição 2
Com a primazia entre os furgões pequenos nacionais, excepcional relação custo/benefício e amplo volume útil de carga, o Fiat Fiorino vem mantendo a tradição desde que foi lançado, nos anos 1980. Derivada do Uno, a segunda geração do Fiorino se fi rmou como líder na categoria. O atual Fiorino, de terceira geração, mantém o DNA que o tornou um incontestável sucesso no mercado.
Código 028U07055
Fascículo + miniatura: Fiat Strada
A mesma fina sintonia com o consumidor e a agilidade na criação de produtos[...]
Edição 2
A mesma fina sintonia com o consumidor e a agilidade na criação de produtos que levaram a Fiat à liderança do mercado brasileiro determinaram a concepção da Strada, a terceira geração de picapes da marca. A linha evoluiu, e a picape se tornou campeã de vendas no segmento por mais de uma década e um dos modelos mais vendidos do Brasil.
Código 028U07056
Fascículo + miniatura: Chevrolet Verane[...]
Surgida como derivação da picape Chevrolet C-14, com a qual dividia boa par[...]
Edição 2
Surgida como derivação da picape Chevrolet C-14, com a qual dividia boa parte dos componentes, a perua da Chevrolet se fi rmou como a maior e mais longeva camionete de uso misto do país. Suas virtudes incluíam robustez e longevidade, graças à consagrada mecânica Chevrolet, e encontrou uso familiar e como veículo de serviço em várias empresas e órgãos públicos.
Código 028U07057
Fascículo + miniatura: Volkswagen Kombi[...]
A Kombi foi considerada um dos veículos mais versáteis da história. [...]
Edição 2
A Kombi foi considerada um dos veículos mais versáteis da história. A maioria das empresas possuía o utilitário da Volkswagen em sua frota de veículos de transporte. Ágil no trânsito, espaçosa, robusta e econômica, a Kombi atendia muito bem a profi ssionais autônomos, como os vendedores de caldo de cana e de água de coco.
Código 028U07058
Fascículo + miniatura: Chevrolet Camaro[...]
Esse superesportivo da Chevrolet é praticamente idêntico ao modelo à [...]
Edição 2
Esse superesportivo da Chevrolet é praticamente idêntico ao modelo à venda no mercado. Com motor V8 de 406 cv, tem apenas algumas modifi cações, como a “gaiola” interna (também chamada de “santantonio”), bancos concha, cinto de segurança de cinco pontos, luzes de sinalização no teto e pintura especial. Potente, o carro é usado para garantir a segurança das corridas automobilísticas.
Código 028U07059
Fascículo + miniatura: Ford F-75 Safari
A picape F-75 tinha aptidão para andar em qualquer tipo de terreno e atendia muito[...]
Edição 2
A picape F-75 tinha aptidão para andar em qualquer tipo de terreno e atendia muito bem os profissionais do ecoturismo, agricultores, pequenos comerciantes e o público em geral. O utilitário foi o primeiro veículo da categoria a ter tração 4 x 4 e foi um dos favoritos para o transporte de turistas, em agradáveis passeios pela natureza intocada.
Código 028U07060
Fascículo + miniatura: Volkswagen Kombi[...]
A picape Kombi cabine dupla foi lançada em 1981 e foi a última variaç[...]
Edição 2
A picape Kombi cabine dupla foi lançada em 1981 e foi a última variação da linha que já contava com a cabine simples e o furgão. Esse novo utilitário foi também utilizado como veículo de autossocorro, já que oferecia espaço suficiente para as ferramentas, podendo, ainda, transportar o motorista e os passageiros do carro avariado.
Código 028U07061
Fascículo + miniatura: Chevrolet Amazon[...]
Equipada com o potente motor seis cilindros de 144 cv, a Amazona era um veículo ve[...]
Edição 2
Equipada com o potente motor seis cilindros de 144 cv, a Amazona era um veículo veloz e robusto. Por esse motivo, fez grande sucesso como ambulância, já que a agilidade e a segurança no transporte do paciente são fundamentais e podem salvar vidas. Sua fabricação foi de 1960 a 1963, quando foi substituída pela moderna Veraneio.
Código 028U07062
Fascículo + miniatura: Ford F-100 trans[...]
A picape F-100 foi um veículo muito desejado por pequenos empresários brasi[...]
Edição 2
A picape F-100 foi um veículo muito desejado por pequenos empresários brasileiros, principalmente por contar com o potente motor V8. Como consequência da crise do petróleo dos anos 1970, a Ford se viu obrigada a oferecer o motor de quatro cilindros como opcional. O desempenho não era o mesmo, mas a economia no bolso do motorissta compensava.
Bancas
*Principais cidades com bancas atendidas:
- Brasilia/DF
- Belém/PA
- Juiz De Fora/MG
- Viçosa/MG
- Petrópolis/RJ
- Teresópolis/RJ
- Americana/SP
- Campinas/SP
- Indaiatuba/SP
- Piracicaba/SP
- Araraquara/SP
- São João Da Boa Vista/SP
- Barretos/SP
- Ribeirão Preto/SP
- São Paulo/SP
- Jundiaí/SP
- Sorocaba/SP
- Bragança Paulista/SP
- Caçapava/SP
- São Jose Dos Campos/SP
- Blumenau/SC
- Itajaí/SC
- Lages/SC
NOTA: * Algumas cidades próximas listadas aqui também podem ser atendidas por seus distribuidores locais (macropraças). Em assinaturas, a distribuição via Correios é nacional
Código 028U38001
Fascículo + miniatura: VW Kombi Escolar
A Kombi foi concebida nos anos 1940, sobre a plataforma mecânica do VW Sedan, o nos[...]
Edição 3
A Kombi foi concebida nos anos 1940, sobre a plataforma mecânica do VW Sedan, o nosso conhecido Fusca. Começou a ser fabricada no começo da década de 1950 na Alemanha e, naquela mesma época, já era fabricada no Brasil, um dos últimos países a deixar de fabricá-la. Nos últimos cinquenta anos, tornou-se ícone da contracultura e o veículo das famílias
Código 028U38002
Fascículo + miniatura: Chevrolet Verane[...]
O utilitário Chevrolet Veraneio foi produzido no Brasil durante 30 anos, entre 196[...]
Edição 3
O utilitário Chevrolet Veraneio foi produzido no Brasil durante 30 anos, entre 1964 e 1994, com diferentes versões e nomes. Também teve muito usos, sempre devido ao seu tamanho, tendo se destacado desde o início como v eículo de transporte urbano escolar, de serviços públicos e, sobretudo, como ambulância.
Código 028U38003
Fascículo + miniatura: VW Fusca Telesp
O Fusca é um dos veículos mais carismáticos do setor automobil&iacut[...]
Edição 3
O Fusca é um dos veículos mais carismáticos do setor automobilístico; foi o primeir o modelo de automóvel fabricado pela Volkswagen, tem uma longa trajetória de produção (1938-2003) e, em 1972, tornou-se o automóvel mais vendido da história, ultrapassando o Ford Modelo T. No Brasil, começou a ser importado em 1950 e oficialmente fabricado no país em 1959.
Código 028U38007
Fascículo + miniatura: Dodge Dart Bombe[...]
Quem poderia imaginar que um cupê grande e caro pudesse integrar a frota de um Corp[...]
Edição 3
Quem poderia imaginar que um cupê grande e caro pudesse integrar a frota de um Corpo de Bombeiros? Pois foi exatamente o que aconteceu com o Dodge Dart, que, em 1974, se tornou o veículo no 07 de transporte de pessoal do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Uma escolha tão feliz como inusitada, o carro serviu ao diretor de serviços no acompanhamento de ocorrências em Santo André até 1990. Desde então, encontra-se preservado no acervo dessa corporação na capital paulista.
Código 028U38008
Fascículo + miniatura: Chevrolet Opala [...]
O Opala foi um dos carros brasileiros mais polivalentes. Em mais de duas décadas d[...]
Edição 3
O Opala foi um dos carros brasileiros mais polivalentes. Em mais de duas décadas de vida, provou ser uma plataforma robusta, versátil e de fácil modernização, criando condições para a Chevrolet crescer e se estabelecer como uma das marcas líderes do mercado nacional. No total, quase um milhão de unidades dos distintos modelos foram produzidas, em um inegável testemunho de seu êxito.
Código 028U38005
Fascículo + miniatura: VW Santana Taxi
A partir de meados dos anos 1980, o Santana passou a disputar no segmento premium dos sed[...]
Edição 3
A partir de meados dos anos 1980, o Santana passou a disputar no segmento premium dos sedãs nacionais, ganhando destaque entre os taxistas ávidos por atrair uma clientela selecionada, tais como executivos e turistas estrangeiros que apreciavam o conforto proporcionado pelo amplo compartimento traseiro, a atmosfera agradável com ar-condicionado e o espaçoso porta-malas.
Código 028U38006
Fascículo + miniatura: Willys Rural Rad[...]
Unindo a incomparável valentia do Jeep a uma inédita carroceria de excepcio[...]
Edição 3
Unindo a incomparável valentia do Jeep a uma inédita carroceria de excepcional espaço interno, a Rural Willys não somente desbravou caminhos nunca antes percorridos pelo imenso território brasileiro, mas também inaugurou o segmento dos veículos utilitários esportivos, antes deste ter sido inventado oficialmente. Sua receita de sucesso encantou, entre outros, famílias, empreiteiros, fazendeiros, órgãos oficiais, forças policiais e de ordem pública; estas, devido ao equipamento de radiocomunicação, ficaram conhecidas como Radiopatrulhas.
Código 028U38016
Fascículo + miniatura: Mercedes MB180 A[...]
Em tempos de reabertura das importações, a marca alemã resolveu apos[...]
Edição 3
Em tempos de reabertura das importações, a marca alemã resolveu apostar em um segmento do mercado nunca por ela disputado: o dos veículos comerciais leves. A MB 180 D desembarcou no Brasil nos anos 1990, com atributos técnicos e operacionais que a colocavam à f rente de seus poucos concorrentes.
Código 028U38019
Fascículo + miniatura: VW Fusca Polícia[...]
O Fusca era a antítese de tudo o que existia no mercado dominado por carros de mot[...]
Edição 3
O Fusca era a antítese de tudo o que existia no mercado dominado por carros de motor dianteiro arrefecido a água e chassi tipo escada. De início, o VW Sedan foi rejeitado por não davam valor àquele bizarro carrinho de motor traseiro. Porém, rompendo todos os paradigmas, o modelo logo se transformou em sucesso mundial.
Código 028U38012
Fascículo + miniatura: Toyota Bandeiran[...]
Projetado no Japão e nacionalizado com a primeira onda de veículos da ind&u[...]
Edição 3
Projetado no Japão e nacionalizado com a primeira onda de veículos da indústria local, o Bandeirante logo passou a adotar um durável, confiável e econômico motor diesel Mercedes-Benz que, com sua tração 4x4, eram seus principais atrativos. Não tardou para uma variedade de clientes descobrir as vantagens desse valente utilitário em múltiplas tarefas, principalmente nas estradas precárias do vasto interior do país, ou mesmo fora delas.
Código 028U38015
Fascículo + miniatura: VW Gol Sabesp
Embora fosse resultado de uma concepção mecânica diametralmente opost[...]
Edição 3
Embora fosse resultado de uma concepção mecânica diametralmente oposta à do lendário Fusca, o Gol manteve o DNA Volkswagen de robustez, simplicidade e facilidade de manutenção, tornando-se um verdadeiro cavalo de batalha. Mesmo antes do encerramento da produção do Fusca, muitos frotistas já tinham se rendido às vantagens do Gol, fenômeno que ainda continua vivo
Código 028U38024
Fascículo + miniatura: VW Kombi Correio[...]
A Kombi foi concebida nos anos 1940, sobre a plataforma mecânica do VW Sedan, o nos[...]
Edição 3
A Kombi foi concebida nos anos 1940, sobre a plataforma mecânica do VW Sedan, o nosso conhecido Fusca. Começou a ser fabricada no começo da década de 1950 na Alemanha e, naquela mesma época, já era fabricada no Brasil, um dos últimos países a deixar de fabricá-la. Nos últimos cinquenta anos, tornou-se ícone da contracultura e o veículo das famílias

Código 028U38004
Fascículo + miniatura: Jeep Willys Bomb[...]
O Jeep Willys é o primeiro veículo utilitário nacional registrado na[...]
Edição 3
O Jeep Willys é o primeiro veículo utilitário nacional registrado na Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 1952. Após importante participação nos campos de batalhas da Segunda Guerra Mundial, o Jeep Universal foi “tropicalizado” com para-lama e capô arredondados e lançado pela Willys-Overland do Brasil em 24 de fevereiro de 1954.
Código 028U38021
Fascículo + miniatura: Mercedes-Benz 71[...]
Poucos serviços demandam tanto de um veículo como a movimentaç&atild[...]
Edição 3
Poucos serviços demandam tanto de um veículo como a movimentação de carga valiosa. O peso excessivo da blindagem, a dura rotina do trânsito nos grandes centros, os longos períodos de marcha lenta e as manobras em espaços apertados fazem com que poucos modelos atendam às exigências do segmento. Desenvolvido para tal uso, o Mercedes-Benz 712 E conquistou posição de destaque como carro-forte.
Código 028U38026
Fascículo + miniatura: Chevrolet Carava[...]
Lançada em meados dos anos de 1970 como a perua derivada do bem sucedido Chevrolet[...]
Edição 3
Lançada em meados dos anos de 1970 como a perua derivada do bem sucedido Chevrolet Opala, logo a Caravan se tornou sonho de consumo das famílias brasileiras. Porém, a resistência e durabilidade da bela station wagon, somados à versatilidade de seu amplo compartimento de carga também conquistou o mundo das frotas, em uma variada gama de veículos de serviço.
Código 028U38009
Fascículo + miniatura: Dodge WC57 Força[...]
Com uma forte tradição formada desde os tempos da Primeira Guerra Mundial, [...]
Edição 3
Com uma forte tradição formada desde os tempos da Primeira Guerra Mundial, a Chrysler desenvolveu a quatro mãos, com o Exército Americano, a família, Dodge WC de caminhões 4x4 leves de 3/4 de tonelada, para servir como veículo de comando e reconhecimento, transporte de armas e ambulância para a Segunda Guerra Mundial. O resultado obteve extraordinário êxito, devido a sua construção simples e ao mesmo tempo fácil de manter e reparar. Além de figurar entre as viaturas mais produzidas durante a guerra, a gama WC transpôs o conflito, tornando-se um respeitável e longevo utilitário civil.
Código 028U38013
Fascículo + miniatura: Ford Corcel Polí[...]
Silencioso, bem acabado, confortável, de mecânica simples, confi ável[...]
Edição 3
Silencioso, bem acabado, confortável, de mecânica simples, confi ável, durável e, sobretudo, extremamente econômico, o primeiro carro médio da Ford brasileira deixou milhares de saudosos fãs. Herdado da compra da antiga Willys-Overland, o Corcel permitiu à montadora ampliar seu raio de ação e crescer no mercado.
Código 028U38017
Fascículo + miniatura: Chevrolet Verane[...]
Quando lançada, na década de 1960, a grande perua da Chevrolet não t[...]
Edição 3
Quando lançada, na década de 1960, a grande perua da Chevrolet não tinha concorrentes nem um nome de batismo, sendo chamada de C-1416 ou Utilitário Chevrolet. Muito confiável, o venerável motor Chevrolet 261, combinado ao robusto chassi da picape C-14, formavam uma base sólida para a construção da maior camioneta de uso misto que o país já havia visto.

Código 028U38010
Fascículo + miniatura: Gurgel Itaipu E4[...]
Em um momento em que o mundo passava por uma grande incerteza quanto ao futuro do petr&oa[...]
Edição 3
Em um momento em que o mundo passava por uma grande incerteza quanto ao futuro do petróleo, muito à frente de seu tempo, o genial engenheiro João Gurgel desenvolvia uma proposta alternativa de transporte urbano, movida à eletricidade. Quase uma década depois da crise do petróleo de 1973, surgia o Gurgel Itaipu E-400 – uma plataforma utilitária, genuinamente nacional, baseada em uma fonte de energia limpa e renovável e voltada ao trabalho nos centros urbanos, onde o problema da poluição atmosférica e sonora sempre foram críticos.
Código 028U38011
Fascículo + miniatura: Ford GPA Marinha[...]
Nascido nos Estados Unidos como uma inédita viatura anfíbia leve para opera[...]
Edição 3
Nascido nos Estados Unidos como uma inédita viatura anfíbia leve para operações de desembarque no litoral e para cruzar espelhos d’água, o Ford GPA lançava mão da provada mecânica do Jeep Willys MB, combinada a um casco provido de mecanismos de propulsão e navegação. Apesar da pequena quantidade produzida, seu espírito inovador – metade jipe, metade barco – fez dele um grande clássico do pós-guerra, servindo de inspiração para anfíbios de nova geração, ao mesmo tempo em que se tornou disputado por colecionadores e acervos em todo o planeta.
Código 028U38014
Fascículo + miniatura: Willys Rural Rad[...]
Unindo a incomparável valentia do Jeep a uma inédita carroceria de excepcio[...]
Edição 3
Unindo a incomparável valentia do Jeep a uma inédita carroceria de excepcional espaço interno, a Rural Willys não somente desbravou caminhos nunca antes percorridos pelo imenso território brasileiro, mas também inaugurou o segmento dos veículos utilitários esportivos, antes deste ter sido inventado oficialmente. Sua receita de sucesso encantou, entre outros, famílias, empreiteiros, fazendeiros, órgãos oficiais, forças policiais e de ordem pública; estas, devido ao equipamento de radiocomunicação, ficaram conhecidas como Radiopatrulhas.
Código 028U38018
Fascículo + miniatura: Chevrolet C-20 C[...]
As picapes Chevrolet conquistaram a confiança do público brasileiro e, como[...]
Edição 3
As picapes Chevrolet conquistaram a confiança do público brasileiro e, como resultado, chegaram ao topo das vendas e permaneceram na liderança durante a maior parte de sua existência. Nos anos 1980 e 1990, a Série 20 era a representante líder da dinastia de picapes grandes da Chevrolet, com as robustas versões oferecidas em uma ampla gama.
Código 028U38023
Fascículo + miniatura: Chevrolet Ipanem[...]
Depois de sucessos como a Veraneio, a Caravan e a Marajó, no começo da d&ea[...]
Edição 3
Depois de sucessos como a Veraneio, a Caravan e a Marajó, no começo da década de 1990, estreava a primeira perua Chevrolet de motor transversal e tração dianteira, combinados à mais moderna carroceria de seu tempo, apesar do estilo polêmico. Seguindo a tradição das precursoras, a Ipanema provou ser robusta, durável e fácil de manter, encontrando espaço em várias frotas
Código 028U38025
Fascículo + miniatura: VW Brasilia Polí[...]
Após várias tentativas de criar automóveis sobre a consagrada plataf[...]
Edição 3
Após várias tentativas de criar automóveis sobre a consagrada plataforma do Fusca, finalmente, em 1973 a Volkswagen acertou em cheio com a Brasília, um misto de hatch e perua, ampla por dentro, compacta por fora. Com estilo atraente, interior arejado e a vantagem da indestrutível mecânica VW, ela se tornou um enorme sucesso, atrás apenas do Fusca.
Código 028U38020
Fascículo + miniatura: Chevrolet Chevet[...]
O Chevette foi o automóvel mais moderno de seu tempo, revolucionando o conceito de[...]
Edição 3
O Chevette foi o automóvel mais moderno de seu tempo, revolucionando o conceito de carro compacto na terceira onda de produtos da indústria automobilística nacional. Durante a maior parte da sua produção, figurou entre os preferidos e os mais vendidos. Por sua economia de combustível, seu estilo e custo-benefício, o Chevette caiu no gosto do consumidor brasileiro. Para a GM, o carro alavancou um crescimento sem precedentes em sua história no mercado brasileiro, iniciada em 1925.
Código 028U38022
Fascículo + miniatura: Fiat Uno Mille T[...]
Atrevido, inovador e ousado. Com o passar dos anos, o modelo demonstrou vários atr[...]
Edição 3
Atrevido, inovador e ousado. Com o passar dos anos, o modelo demonstrou vários atributos, como excepcional economia de combustível, bom desempenho, ótima dirigibilidade e abundante espaço interno, com mecânica robusta, durável e de fácil manutenção. Atualizado tecnologicamente pelo fabricante, o Uno Mille teve sucesso por três décadas e virou sinônimo de carro popular.
Código 028U38027
Fascículo + miniatura: VW Fusca Bombei[...]
Um dos carros mais importantes de toda a história automotiva, o Fusca foi um suces[...]
Edição 3
Um dos carros mais importantes de toda a história automotiva, o Fusca foi um sucesso de vendas em todo o mundo. Praticamente indestrutível, o carrinho desenhado por Ferdinand Porsche foi usado para as mais variadas tarefas. A facilidade de adaptação aos mais distintos ambientes e a ampla e acessível assistência técnica contribuíram para o seu êxito.
Código 028U38028
Fascículo + miniatura: Jeep CJ-3B Exérc[...]
Além de operar unidades do Willys MB excedentes da Segunda Guerra Mundial e os CJ-[...]
Edição 3
Além de operar unidades do Willys MB excedentes da Segunda Guerra Mundial e os CJ-2A e CJ-3A adaptados para o uso militar, o Exército Brasileiro lançou mão da conversão do CJ-3B civil para missões de transporte leve de pessoal e cargas. Junto com seu irmão militar, o M606, deu seguimento ao legado de robustez, durabilidade e versatilidade de seus antecessores.
Código 028U38029
Fascículo + miniatura: Fiat Fiorino Co[...]
Modelo comum em quase todos os pequenos comércios, indústrias e transportad[...]
Edição 3
Modelo comum em quase todos os pequenos comércios, indústrias e transportadoras, o utilitário da Fiat foi pioneiro, na década de 1970, ao inaugurar um segmento entre os veículos comerciais leves no Brasil: o dos furgões derivados de automóveis. Em sua segunda geração baseada no Fiat Uno, o bem-sucedido Fiorino se popularizou em diversos nichos.
Código 028U38030
Fascículo + miniatura: VW Kombi Furgão [...]
A Kombi chegou ao Brasil de forma tímida, rompendo paradigmas com seu diminuto mot[...]
Edição 3
A Kombi chegou ao Brasil de forma tímida, rompendo paradigmas com seu diminuto motor traseiro, em um tempo em que imperavam as picapes com grandes propulsores dianteiros. Ao longo dos anos, porém, provou ser um veículo comercial de versatilidade inigualável, robusto e econômico e entrou para a história como o carro mais longevo do país.
Código 028U38031
Fascículo + miniatura: Volkswagen Gol
Depois de se reinventar nos anos 1970 com o Passat, o primeiro VW nacional de motor e tra[...]
Edição 3
Depois de se reinventar nos anos 1970 com o Passat, o primeiro VW nacional de motor e tração dianteiros, a montadora precisava de um carro de entrada que seguisse os mesmos conceitos de modernidade para enfrentar a concorrência do Fiat 147 e do Chevette. A resposta foi o Gol, um carro criado no Brasil, que chegou para revolucionar o segmento.
Código 028U38032
Fascículo + miniatura: Range Rover Evoq[...]
Sem abandonar a tradição todo-terreno de quase 70 anos e com um desenho ino[...]
Edição 3
Sem abandonar a tradição todo-terreno de quase 70 anos e com um desenho inovador, um trem de força de última geração e um acabamento primoroso, está pronto um dos mais célebres carros de tempos recentes: o Range Rover Evoque, um utilitário esportivo compacto que tem colocado a Land Rover em um novo patamar de sucesso mundial.
Código 028U38033
Fascículo + miniatura: Chevrolet Verane[...]
Um grande carro em todos os sentidos: espaçoso, bem construído, de mec&acir[...]
Edição 3
Um grande carro em todos os sentidos: espaçoso, bem construído, de mecânica simples e durável, resistente como poucos e de visual harmonioso. Assim era a Veraneio de segunda geração. Apresentada no fi nal dos anos 1980, a grande wagon da Chevrolet tinha a missão de levar adiante a história de sucesso de sua antecessora.
Código 028U38034
Fascículo + miniatura: VW Brasilia mini[...]
Inspirada no conceito de carro urbano inventado pelo Mini Cooper inglês, a Bras&iac[...]
Edição 3
Inspirada no conceito de carro urbano inventado pelo Mini Cooper inglês, a Brasília foi criada com a premissa de ser pequena por fora, porém espaçosa por dentro, com desenho agradável e atual. Se por um lado sua mecânica não tinha novidades significativas, por outro podia se gabar da grande confiabilidade, durabilidade e facilidade de manutenção em todo o país.
Código 028U38035
Fascículo + miniatura: Gurgel Carajás A[...]
Nascida como desdobramento do Carajás original, a versão alongada de quatro[...]
Edição 3
Nascida como desdobramento do Carajás original, a versão alongada de quatro portas teve boa aceitação como veículo de serviço. Impulsionado por um motor a gasolina de 1,8 litro, o Carajás Ambulância era dotado de tração traseira com freios independentes que proporcionava mobilidade extra em terrenos de baixa aderência.
Código 028U38036
Fascículo + miniatura: Chevrolet S10 De[...]
Um atraente conjunto com preço competitivo, aliado ao competente trabalho do time [...]
Edição 3
Um atraente conjunto com preço competitivo, aliado ao competente trabalho do time de vendas da GM a governo e frotistas, fez da S10 um dos mais populares veículos de serviço do Brasil desde o seu lançamento, nos anos 1990. A versão cabine dupla com tração total era perfeita para as tarefas que demandavam capacidade para transportar pessoas e carga em condições adversas.
Código 028U38037
Fascículo + miniatura: VW Kombi Standar[...]
Equipada com um novo motor 1.4, a Totalfl ex representou a última atualizaç[...]
Edição 3
Equipada com um novo motor 1.4, a Totalfl ex representou a última atualização da Kombi ao longo de 56 anos de trajetória no Brasil. Considerada por especialistas a melhor da linha nacional de todos os tempos, a nova versão, estreada em 2006, andava mais, poluía menos e ainda era mais econômica e silenciosa do que a sua antecessora com motor arrefecido a ar.
Código 028U38038
Fascículo + miniatura: Toyota Bandeiran[...]
Desde sua introdução nos anos 1960, a linha Bandeirante permaneceu inaltera[...]
Edição 3
Desde sua introdução nos anos 1960, a linha Bandeirante permaneceu inalterada ao longo de quatro décadas, salvo por pequenas atualizações e a produção de novas versões. Mantendo os dotes de robustez e durabilidade de seus irmãos, a Cabine Dupla conquistou um importante filão como veículo de serviço, graças à capacidade de transportar pessoas e carga em qualquer terreno.
Código 028U38039
Fascículo + miniatura: Ford F-250 AES E[...]
A maior e mais glamorosa picape fabricada no país nasceu de um programa de renova&[...]
Edição 3
A maior e mais glamorosa picape fabricada no país nasceu de um programa de renovação da linha de caminhões Ford. A confi guração era exclusiva para o Brasil, com caçamba curta e tração traseira. Mais tarde, o modelo ganhou versões de cabine dupla e tração total. Valente veículo de serviços, o utilitário da Ford foi o último representante das picapes fullsize nacionais.
Código 028U38040
Fascículo + miniatura: DKW Belcar Taxi [...]
A Kombi foi concebida nos anos 1940, sobre a plataforma mecânica do VW Sedan, o nos[...]
Edição 3
A Kombi foi concebida nos anos 1940, sobre a plataforma mecânica do VW Sedan, o nosso conhecido Fusca. Começou a ser fabricada no começo da década de 1950 na Alemanha e, naquela mesma época, já era fabricada no Brasil, um dos últimos países a deixar de fabricá-la. Nos últimos cinquenta anos, tornou-se ícone da contracultura e o veículo das famílias
Código 028U38041
Fascículo + miniatura: Gurgel Carajás B[...]
A versatilidade do Carajás se mostrou interessante para o uso em frotas. Reunindo [...]
Edição 3
A versatilidade do Carajás se mostrou interessante para o uso em frotas. Reunindo motor moderno e de bom desempenho, além de carroceria ampla, robusta e incorrosível, o modelo foi adotado por vários órgãos públicos como viatura policial e de bombeiros. A tração traseira com bloqueio seletivo também era um atrativo que proporcionava mobilidade extra.
Código 028U38042
Fascículo + miniatura: VW Kombi Polícia[...]
Polivalente, a Kombi acumulou uma infinidade de usos em quase seis décadas; al&eac[...]
Edição 3
Polivalente, a Kombi acumulou uma infinidade de usos em quase seis décadas; além do familiar, muitos compradores a escolhiam como veículo de serviços. Na primeira geração nacional, seu desempenho era modesto, mas os atributos de resistência, baixo custo, facilidade de manutenção e amplo volume útil já encantavam os usuários.
Código 028U38043
Fascículo + miniatura: Mitsubishi L200 [...]
Despojada como veículo de serviço, L200 4x4 GL caía como uma luva no[...]
Edição 3
Despojada como veículo de serviço, L200 4x4 GL caía como uma luva no agronegócio, na construção civil, na mineração e como viatura de distintos órgãos públicos. Sua aparente simplicidade, no entanto, não dispensava itens básicos de conforto nem a raça da valente tração 4x4 com reduzida, ideal para encarar os piores trechos, seja em estradas ou fora delas.
Código 028U38044
Fascículo + miniatura: Agrale Marrua CE[...]
O modelo nasceu como militar, mas evoluiu para servir também no mercado civil. Hoj[...]
Edição 3
O modelo nasceu como militar, mas evoluiu para servir também no mercado civil. Hoje, a linha Marruá conta com uma família completa de picapes e caminhões leves e está apta a encarar, com valentia, as piores condições operacionais. Além disso, retém as vantagens do projeto simples e espartano, tão apreciadas pelos frotistas e que desapareceram nas picapes atuais.
Código 028U38045
Fascículo + miniatura: Gurgel X-12 Polí[...]
Dotado de estrutura parruda, carroceria incorrosível e a proverbial mecânica[...]
Edição 3
Dotado de estrutura parruda, carroceria incorrosível e a proverbial mecânica VW com motor boxer arrefecido a ar, o Gurgel X-12 era um destemido jipe com amplo vão livre, baixo peso e reduzidas dimensões que lhe conferiam ótima capacidade de transpor obstáculos e andar em terrenos de baixa aderência. Por seus dotes, encontrou amplo uso como veículo de serviço em todos os cantos do país.
Código 028U38046
Fascículo + miniatura: Hyundai Tucson P[...]
Além de ser o utilitário esportivo importado mais expressivo dos anos 2000,[...]
Edição 3
Além de ser o utilitário esportivo importado mais expressivo dos anos 2000, assumindo a liderança de sua categoria, o Hyundai Tucson foi emblemático na reviravolta da marca no Brasil. Com ele, a Hyundai pôde se fi rmar como fabricante de peso. O sucesso do modelo foi determinante para sua nacionalização na nova fábrica de Anápolis (GO).
Código 028U38047
Fascículo + miniatura: Chevrolet S10 Gu[...]
A S10 chegou ao mercado em meados dos anos 1990 para desafi ar as picapes importadas. Seu[...]
Edição 3
A S10 chegou ao mercado em meados dos anos 1990 para desafi ar as picapes importadas. Seu posicionamento entre as pequenas e as grandes abria uma oportunidade para os compradores, que passavam a contar com três tamanhos de cabine, três opções de motores e tração em duas ou quatro rodas. Além do uso pessoal, a linha S10 conquistou um importante fi lão como veículo de serviço.
Código 028U38048
Fascículo + miniatura: Chevrolet Celta [...]
Concebido para disputar no chamado segmento de acesso do mercado, o Celta assimilava o mi[...]
Edição 3
Concebido para disputar no chamado segmento de acesso do mercado, o Celta assimilava o mito do carro popular de baixo custo com a marca da gravata. O pequeno Chevrolet conquistou respeitável sucesso, sendo escolhido por um público variado, de jovens que compravam seu primeiro carro a grandes frotas que apreciavam sua simplicidade e facilidade de manutenção.
Código 028U38049
Fascículo + miniatura: Ford Landau carr[...]
O maior e mais luxuoso automóvel nacional dos anos 1970 tornou-se símbolo d[...]
Edição 3
O maior e mais luxuoso automóvel nacional dos anos 1970 tornou-se símbolo de status e poder, conduzindo de altos executivos ao presidente da República. De construção sólida e acabamento incomparável no mercado nacional, o Landau era a versão mais requintada do Ford Galaxie. Oferecia silêncio, conforto, maciez e sofi sticação inigualáveis entre os nacionais.
Código 028U38051
Fascículo + miniatura: Chevrolet C-65 C[...]
Resistência, simplicidade e versatilidade eram atributos que ajudaram os caminh&oti[...]
Edição 3
Resistência, simplicidade e versatilidade eram atributos que ajudaram os caminhões da Série 60, da qual o C-65 fazia parte, a construir sua reputação e se manter no topo das vendas por anos a fio. O caminhão era acessível e contava com o motor Chevrolet 261, cujos adjetivos de durabilidade, confi abilidade e economia se perpetuavam desde os anos 1930, com seus antecessores.
Código 028U38052
Fascículo + miniatura: Mercedes MB-180 [...]
A Mercedes-Benz desafi ou o mercado ao trazer para o Brasil a linha MB 180 D, depois das [...]
Edição 3
A Mercedes-Benz desafi ou o mercado ao trazer para o Brasil a linha MB 180 D, depois das aberturas das importações na década de 1990. Fabricada na Espanha, a família trazia cinco versões, capacidade 50% maior do que a da VW Kombi e o motor diesel com sua tradicional economia. Após quatro anos, a MB 180 D conquistou fãs e preparou o caminho para a sucessora Sprinter.

Código 028U38053
Fascículo + miniatura: Volkswagen Kombi[...]
Imbatível em versatilidade, a Kombi acumulou diversos usos durante sua jornada de [...]
Edição 3
Imbatível em versatilidade, a Kombi acumulou diversos usos durante sua jornada de 56 anos no Brasil. Além do uso pessoal, grande parte dos compradores a escolhia como veículo comercial. Na primeira geração nacional, o desempenho do modelo era modesto, mas sua durabilidade, baixo custo, confi abilidade e grande espaço útil conquistaram os usuários.

Código 028U38054
Fascículo + miniatura: Fiat Fiorino Fur[...]
Com a primazia entre os furgões pequenos nacionais, excepcional relaç&atild[...]
Edição 3
Com a primazia entre os furgões pequenos nacionais, excepcional relação custo/benefício e amplo volume útil de carga, o Fiat Fiorino vem mantendo a tradição desde que foi lançado, nos anos 1980. Derivada do Uno, a segunda geração do Fiorino se fi rmou como líder na categoria. O atual Fiorino, de terceira geração, mantém o DNA que o tornou um incontestável sucesso no mercado.
Código 028U38055
Fascículo + miniatura: Fiat Strada
A mesma fina sintonia com o consumidor e a agilidade na criação de produtos[...]
Edição 3
A mesma fina sintonia com o consumidor e a agilidade na criação de produtos que levaram a Fiat à liderança do mercado brasileiro determinaram a concepção da Strada, a terceira geração de picapes da marca. A linha evoluiu, e a picape se tornou campeã de vendas no segmento por mais de uma década e um dos modelos mais vendidos do Brasil.
Código 028U38056
Fascículo + miniatura: Chevrolet Verane[...]
Surgida como derivação da picape Chevrolet C-14, com a qual dividia boa par[...]
Edição 3
Surgida como derivação da picape Chevrolet C-14, com a qual dividia boa parte dos componentes, a perua da Chevrolet se fi rmou como a maior e mais longeva camionete de uso misto do país. Suas virtudes incluíam robustez e longevidade, graças à consagrada mecânica Chevrolet, e encontrou uso familiar e como veículo de serviço em várias empresas e órgãos públicos.
Código 028U38057
Fascículo + miniatura: Volkswagen Kombi[...]
A Kombi foi considerada um dos veículos mais versáteis da história. [...]
Edição 3
A Kombi foi considerada um dos veículos mais versáteis da história. A maioria das empresas possuía o utilitário da Volkswagen em sua frota de veículos de transporte. Ágil no trânsito, espaçosa, robusta e econômica, a Kombi atendia muito bem a profi ssionais autônomos, como os vendedores de caldo de cana e de água de coco.
Código 028U38058
Fascículo + miniatura: Chevrolet Camaro[...]
Esse superesportivo da Chevrolet é praticamente idêntico ao modelo à [...]
Edição 3
Esse superesportivo da Chevrolet é praticamente idêntico ao modelo à venda no mercado. Com motor V8 de 406 cv, tem apenas algumas modifi cações, como a “gaiola” interna (também chamada de “santantonio”), bancos concha, cinto de segurança de cinco pontos, luzes de sinalização no teto e pintura especial. Potente, o carro é usado para garantir a segurança das corridas automobilísticas.
Código 028U38059
Fascículo + miniatura: Ford F-75 Safari
A picape F-75 tinha aptidão para andar em qualquer tipo de terreno e atendia muito[...]
Edição 3
A picape F-75 tinha aptidão para andar em qualquer tipo de terreno e atendia muito bem os profissionais do ecoturismo, agricultores, pequenos comerciantes e o público em geral. O utilitário foi o primeiro veículo da categoria a ter tração 4 x 4 e foi um dos favoritos para o transporte de turistas, em agradáveis passeios pela natureza intocada.
Código 028U38060
Fascículo + miniatura: Volkswagen Kombi[...]
A picape Kombi cabine dupla foi lançada em 1981 e foi a última variaç[...]
Edição 3
A picape Kombi cabine dupla foi lançada em 1981 e foi a última variação da linha que já contava com a cabine simples e o furgão. Esse novo utilitário foi também utilizado como veículo de autossocorro, já que oferecia espaço suficiente para as ferramentas, podendo, ainda, transportar o motorista e os passageiros do carro avariado.
Código 028U38061
Fascículo + miniatura: Chevrolet Amazon[...]
Equipada com o potente motor seis cilindros de 144 cv, a Amazona era um veículo ve[...]
Edição 3
Equipada com o potente motor seis cilindros de 144 cv, a Amazona era um veículo veloz e robusto. Por esse motivo, fez grande sucesso como ambulância, já que a agilidade e a segurança no transporte do paciente são fundamentais e podem salvar vidas. Sua fabricação foi de 1960 a 1963, quando foi substituída pela moderna Veraneio.
Código 028U38062
Fascículo + miniatura: Ford F-100 trans[...]
A picape F-100 foi um veículo muito desejado por pequenos empresários brasi[...]
Edição 3
A picape F-100 foi um veículo muito desejado por pequenos empresários brasileiros, principalmente por contar com o potente motor V8. Como consequência da crise do petróleo dos anos 1970, a Ford se viu obrigada a oferecer o motor de quatro cilindros como opcional. O desempenho não era o mesmo, mas a economia no bolso do motorissta compensava.
Código 028U38063
Fascículo + miniatura: Bugre Bugre I Se[...]
Nos anos 1970, surgiram no Brasil várias empresas fabricantes de buggy, entre elas[...]
Edição 3
Nos anos 1970, surgiram no Brasil várias empresas fabricantes de buggy, entre elas a Bugre, que se destacava por construir veículos de qualidade. Com o passar do tempo, a maioria das empresas fechou, mas a Bugre continua suas atividades até hoje. O Bugre I foi o primeiro modelo da marca, lançado em 1970, e fez sucesso nas praias do Brasil.
Código 028U38064
Fascículo + miniatura: Mitsubishi L200 [...]
Em 2007, a terceira geração da Mitsubishi L200 ganhou linhas mais arredonda[...]
Edição 3
Em 2007, a terceira geração da Mitsubishi L200 ganhou linhas mais arredondadas e melhor nível de conforto. Renomeada L200 Triton, a picape top de linha oferecia tudo que um veículo de perícia precisava, ou seja, ótimo espaço interno para os profissionais e uma grande caçamba, capaz de levar todos equipamentos para o trabalho técnico.
Código 028U38065
Fascículo + miniatura: Chevrolet Cobalt[...]
Desde o seu lançamento, o Chevrolet Cobalt foi um modelo bem aceito pelos taxistas[...]
Edição 3
Desde o seu lançamento, o Chevrolet Cobalt foi um modelo bem aceito pelos taxistas, pois tinha quatro portas, era espaçoso e confortável, além de ter um baixo consumo de combustível. O carro ainda é fabricado, e muitos exemplares circulam pelas ruas e avenidas do Brasil movidos a GNV (gás natural veicular), com cilindro instalado no enorme porta-malas
Código 028U38066
Fascículo + miniatura: Ford Escort Pace[...]
Lançado em 1983, o esportivo Escort XR-3 foi usado na prova da Fórmula 1, e[...]
Edição 3
Lançado em 1983, o esportivo Escort XR-3 foi usado na prova da Fórmula 1, em março de 1984. Era o mesmo carro de linha, apenas com tratamento cosmético, mas atuou como veículo de serviço fundamental de suporte às corridas. Atualmente, o XR-3 é um carro é raro e bastante cobiçado entre os colecionadores.
Código 028U38067
Fascículo + miniatura: Chevrolet Captiv[...]
A Captiva foi lançada no Brasil em 2008 com o mesmo nível de luxo e sofisti[...]
Edição 3
A Captiva foi lançada no Brasil em 2008 com o mesmo nível de luxo e sofisticação já conhecido em outros países. O veículo foi imediatamente bem aceito pelo consumidor comum e por prefeituras. Com ótima velocidade e bom desempenho, atuou como reforço aos serviços das forças policiais nas cidades.
Código 028U38068
Fascículo + miniatura: Simca Chambord C[...]
Edição 3
Código 028U38069
Fascículo + miniatura: Fiat Doblo Ambul[...]
O Fiat Doblò era um veículo compacto, mas com grande espaço interno,[...]
Edição 3
O Fiat Doblò era um veículo compacto, mas com grande espaço interno, que se mostrou uma boa opção na transformação em ambulância. A versão Cargo foi a mais procurada para o serviço médico, pois saía de fábrica só com o banco da frente e sem janelas na parte detrás, o que facilitava a instalação de equipamentos, inclusive a maca.
Código 028U38070
Fascículo + miniatura: Iveco Daily 35 S[...]
A Iveco iniciou suas atividades no Brasil em 1995, mas os primeiros modelos Daily ainda e[...]
Edição 3
A Iveco iniciou suas atividades no Brasil em 1995, mas os primeiros modelos Daily ainda eram importados em 1997. Ágil e econômico, o Daily é uma das principais opções nacionais de transporte de cargas delicadas, como alimentos e entregas de supermercado.
Código 028U38071
Fascículo + miniatura: Ford Pampa
Apresentada em 1982, a Ford Pampa era uma picape pequena, robusta e econômica. Desd[...]
Edição 3
Apresentada em 1982, a Ford Pampa era uma picape pequena, robusta e econômica. Desde o lançamento, agradou o consumidor e se tornou líder no segmento. A Pampa enfrentou concorrentes de todas as outras montadoras no Brasil, mas tinha qualidades inquestionáveis. Por isso, sempre figurou no topo da tabela de vendas entre as picapes compactas.
Código 028U38072
Fascículo + miniatura: Land Rover Defen[...]
Um veículo de bombeiro muitas vezes precisa enfrentar um caminho difícil at[...]
Edição 3
Um veículo de bombeiro muitas vezes precisa enfrentar um caminho difícil até chegar ao local de socorro, e o Land Rover Defender cumpria facilmente essa tarefa. O veículo era equipado com o valente motor a diesel de 115 cv, rápido e econômico. Também contava com grande espaço interno, para levar todo tipo de equipamento do socorrista.
Código 028U38073
Fascículo + miniatura: Dodge WC-54, amb[...]
O Dodge WC nasceu como veículo de comando e reconhecimento, porém a extrema[...]
Edição 3
O Dodge WC nasceu como veículo de comando e reconhecimento, porém a extrema robustez e a tração nas quatro rodas fizeram dele um dos veículos mais importantes na Segunda Guerra Mundial. O modelo WC-54 era uma variação da série adaptada como uma espaçosa ambulância, capaz de transportar até quatro enfermos deitados.
Código 028U38074
Fascículo + miniatura: Fiat Doblo Pet S[...]
O Fiat Doblò nasceu como veículo de passeio – podia levar até [...]
Edição 3
O Fiat Doblò nasceu como veículo de passeio – podia levar até sete ocupantes quando equipado com duas poltronas atrás do banco traseiro. A linha também contava com a versão Cargo, destinada ao transporte de cargas. Por ser um furgão, o Doblò Cargo podia transportar carga delicada e também animais de estimação.
Código 028U38075
Fascículo + miniatura: Ford Belina Ambu[...]
A Belina foi criada para ser um veículo de passeio, mas, com o tempo, foi usada pa[...]
Edição 3
A Belina foi criada para ser um veículo de passeio, mas, com o tempo, foi usada para o transporte de cargas leves e delicadas. Por ser um veículo prático, robusto e econômico, também foi muito usado como ambulância, com espaço suficiente para o paciente deitado e um profissional acompanhante.
Bancas
*Principais cidades com bancas atendidas:
- Palmas/TO
- Rio de Janeiro/RJ
- Peruíbe/SP
- Santos/SP
- Tubarão/SC
NOTA: * Algumas cidades próximas listadas aqui também podem ser atendidas por seus distribuidores locais (macropraças). Em assinaturas, a distribuição via Correios é nacional
Bancas
*Principais cidades com bancas atendidas:
NOTA: * Algumas cidades próximas listadas aqui também podem ser atendidas por seus distribuidores locais (macropraças). Em assinaturas, a distribuição via Correios é nacional

